sábado, 4 de outubro de 2008

Empregadas

Desavença

Entre outras virtudes, as novelas de televisão têm a de enriquecer
com novas expressões o vocabulário das empregadas. Só porque a patroa riscou três
fósforos para acender o gás e em seguida atirou-os ao chão, a cozinheira exclamou:
— A senhora não devia fazer assim! Por causa disso ainda acaba provocando uma
desavença no lar.
Como a patroa não entendesse e pedisse explicações, a cozinheira esclareceu o que
parecia óbvio:
— Então isso não pode causar um incêndio?

Falar difícil
A empregada de um amigo meu tem mania de falar difícil. Está
preparando o enxoval da filha e assegura a todos, com firmeza, que sua filha não se
casará enquanto não estiver completamente enxovalhada.
Comentário dela, extasiada diante de um buquê de flores que a patroa trouxe da feira:
— Ah, mas que flores mais bonitas! Tão sinceras! Tão disfarçadas!
Outro dia, o gato da casa começou a se esfregar em suas pernas, ela o espantou com um
gesto:
— Chiba, gato, infalivelmente! Que gato exterior, meu Deus.

Os simples de coração

Foi buscar os óculos da patroa, a pedido desta, e depois perguntou,
muito séria:
— Afinal de contas, a gente diz "ócris" ou "zócris"?
A empregada veio anunciar o almoço:
— Gente, tá na hora de murçá.
— Não é assim que se fala — corrigiu a patroa.
E ela, imperturbável:
— Eu sei que é "armuçá". Mas eu quero falar murçá.

O tal da televisão

Ao chegar em casa, recebi o recado da empregada:
— Telefonou um moço para o senhor.
— Deixou o nome?
— Disse que era o tal da televisão.
Tenho vários amigos na televisão. Só a TV Globo está cheia deles. E os da
Bandeirantes, da TV Educativa...
No dia seguinte, a mesma coisa:
— O tal da televisão tornou a telefonar.
— Se ligar de novo, pergunta o nome dele.
Da terceira vez, perdi a paciência:
— Eu não disse que era para perguntar o nome?
— Eu perguntei! — protestou ela. — Pois ele tornou a dizer que era o tal da
televisão.
Cheguei a pensar se não seria alguém que eu tivesse chamado para consertar a televisão
— que, aliás, estava em perfeitas condições.
Até que ele voltou a telefonar — só que desta vez eu estava em casa:
— O tal da televisão está chamando o senhor no telefone.
Fui atender. Era o meu amigo Dalton Trevisan.

Come e dorme
E minha amiga Glória Machado me conta que recebeu da empregada o
seguinte recado:
— Seu doutor Alfredo telefonou dizendo que vai levar a senhora com ele hoje de noite
no come e dorme.
Deixa o Alfredo falar! Ela sabia que o marido é surpreendente e dele tudo se espera
— mas não a este ponto. Come e dorme! Que diabo vinha a ser aquilo?
Só foi entender quando mais tarde ele voltou do trabalho. Na realidade a convidava para
um excelente programa: assistir naquela noite à apresentação no Rio da famosa orquestra
de Tommy Dorsey.
Só uma vez
Uma amiga me conta o que se passou com uma empregadinha sua, a quem um
dia mandou que fosse à padaria comprar pão.
Algum tempo depois a moça apareceu grávida. Quando a patroa lhe perguntou quem tinha
sido, informou:
— O padeiro.
— Mas você só foi uma vez à padaria! — estranhou a patroa: — Como foi
acontecer uma coisa dessas?
Ela ergueu os ombros, com um suspiro:
— Deus quis...
                                                                                                  Fernando Sabino

Nenhum comentário: