sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os percalços do budismo

Há tempos, por uma bela tarde de verão, resolvi dar um passeio pela chamada avenida
Beira-mar que, como todas as coisas nossas, é a mais bela do mundo, assim como o
Corcovado é o mais alto monte da Terra.
Queria ver o mar mais livre, sem aquelas peias de cais que lhe causam de quando em
quando, revoltas demolidoras de que todos se lembram; mas não tinha dinheiro para ir à Angra
dos Reis. Bem.
Pouco acima do Passeio Público, encontrei-me com o meu antigo colega Epimênides da
Rocha, a quem de lá muito não via.
- Onde tens andado?
- No hospício.
- Como? Não tens ar de louco absolutamente -como foi então?
- A polícia. Não sabes que a nossa polícia é paternal e ortodoxa em matéria de religião.
- Que tem uma coisa com a outra?
- Eu te conto. Logo depois de me aposentar, eu me retirei com os meus livros e papéis,
para um subúrbio longínquo. Aluguei uma casa, em cujo quintal tinha uma horta e galinheiro
tratados por mim e pelo meu fiel Manuel Joaquim, um velho português que não ficou rico. Nos
lazeres das minhas leituras, trabalhava nos canteiros e curava a bouba dos meus pintos. Fui
ficando afeiçoado na redondeza e conversava com todos que se chegavam a mim. Aos poucos,
fui pregando, da forma que lhes fosse mais acessível, aos meus vizinhos as minhas teorias mais
ou menos niilistas e budistas.
"O mundo não existe, é uma grande ilusão. Para matar em nós a dor, é preciso varrer da
nossa vontade todo e qualquer desejo e ambição que são fontes de sofrimento. É necessário
eliminar em nós, sobretudo, o amor, onde decorre toda a nossa angústia. Citava em português
aquelas palavras de Bossuet, e as explicava terra à terra: "Passez l'amour, vous faites naítre
toutes les passions; ôtez l'amour, vous les supprimez toutes".
"Aos poucos, as minhas idéias, pregadas com os exemplos e comparações mais
corriqueiras, se espalharam e eu me vi obrigado a fazer conferências. Um padre que andava por
lá, a catar níqueis, para construir a milionésima igreja do Rio de Janeiro, acusou-me de
feitiçaria, candomblâncias, macumbas e outras coisas feias. Fui convidado a comparecer à
delegacia e o delegado, com grandes berros e gestos furiosos, intimou-me a acabar com as
minhas prédicas. Disse-lhe que não lhe podia obedecer, pois, segundo as leis, eu tinha a mais
ampla liberdade de pensamento literário, político, artístico, religioso, etc. Mais furioso ficou e eu
mais indignado fiquei. Mas vim para a casa e continuei.
"Um belo dia, veio um soldado buscar-me e levou-me para a chefatura de policia, onde me
levaram a um doutor.
"Percebi que me acusavam (?) de maluco.
"Disse-lhe que não era louco e, mesmo que o fosse, segundo a legislação em vigor, não
sendo eu indigente, competia a meus pais, pois os tinha, internar-me em hospital adequado.
Não quis saber de leis, e outras malandragens e remeteu-me para a Praia da Saudade, como
sofrendo de mania religiosa. O que me aconteceu aí, onde, em geral, me dei bem, contarei num
próximo livro. Contudo, não posso deixar de te referir agora o risinho de mofa que um doutor fez,
quando lhe disse que tinha alguns livros publicados e cursara uma escola superior. No Brasil,
meu caro, doutor ou nada.
"Ia-me acostumando, tanto mais que o meu médico era o doutor Gotuzzo, excelente
pessoa, quando, certo dia, ele me chamou:
"- Epimênides!
"- Que é, doutor.
"- Você vai ter alta.
"- Como?
"- Não quer?
"- A bem dizer, não. Gosto dos homens, das suas lutas, das suas disputas, mas não gosto
de lhes entender o pensamento.
"Os gestos, os ademanes, tudo que lhes é exterior aprecio; mas, a alma não. Não entendo
a que móveis os meus companheiros de manicômio obedecem, quando fazem gatimonhas e
deliram; vivia, portanto, aqui num paraíso, tanto mais que não fazia nada, porque a finalidade da
minha doutrina religiosa é realizar na vida o maximum de preguiça. Não direi todos, mas um dos
males da nossa época é essa pregação do trabalho intenso, que tira o ócio do espírito e nos
afasta a todo o momento da nossa alma imortal e não nos deixa ouvi-la a todo o momento.
"- A isto, disse-me o doutor:
"- Não posso, apesar do que você diz, conservar você aqui. Você tem que se ir mesmo;
mas, estou bem certo de que a humanidade lá de fora, em grande parte, não deixa de ter algum
parentesco com a fração dela que está aqui dentro.
"- Tem, meu caro doutor; mas, é uma fração da fração a que o senhor alude.
"- Qual é?
"- São os idiotas.
"No dia seguinte, continuou ele, estava na rua e, graças aos cuidados do Manuel Joaquim,
encontrei meus livros intactos."
Então eu perguntei ao camarada Epimênides:
- Que vais fazer agora?
- Escrever uma obra vultuosa e volumosa.
- Como se intitula?
- Todos devem obedecer à Lei, menos o Governo.
Desde esse dia, não mais o encontrei; mas soube por alguém, que ele estava tratando de
arranjar um mandato de manutenção, para erigir um convento budista da mais pura doutrina, a
qual seria ensinada por um bonzo siamês que viera como taifeiro de veleiro de Rangum e ele
conhecera morrendo de fome no cais do porto.

                                                                                                             
Lima Barreto

Nenhum comentário: