quarta-feira, 16 de março de 2011

As reações após um pedido de demissão

Você está trabalhando em uma empresa e não tem nada contra ela, muito pelo contrário. Mas de repente, recebe um convite de outra empresa. É uma boa oportunidade, mas você fica se perguntando: como a empresa atual irá reagir a um pedido de demissão?
Nessas horas, é melhor considerar a pior das hipóteses, ou seja, a sua empresa vai reagir muito mal. Depois que você sair, acontecerá mais ou menos o seguinte:
Primeiro: quando você ligar para os amigos do peito que tinha na antiga empresa, de cada 10, 9 mandarão dizer que estão ocupados e não podem atender.
Segundo: palavras que você nunca tinha ouvido enquanto estava na empresa, como ingrato ou mercenário, passarão a acompanhar o seu nome. E se você tiver ido para uma empresa concorrente, a palavra será: traidor.
Terceiro: todas as coisas boas que você fez, passarão a ser atribuídas a outros colegas ou ao sistema. E as suas eventuais falhas serão amplificadas. Ou seja, o mérito desaparece e a culpa transparece.
Quinto: (NT: não é erro meu, o Max pulou um item mesmo =P)sua ex-empresa estará torcendo pelo seu fracasso, porque se você fracassar, o seu exemplo será usado para mostrar a todos que pedir demissão é um erro.
Digamos então, que você saia e tudo isso aconteça de fato. Qual a conclusão a tirar?
É simples: você estava em uma empresa que valorizava os que ficavam e desvalorizava os que saiam. Logo, a sua única chance de nunca ser criticado seria a de passar a vida inteira trabalhando nela.
Agora, pense na melhor hipótese: a empresa aceitará sua demissão numa boa e ainda lhe oferecerá uma bela festa de despedida. É raro, mas acontece.
Logo, se você recebeu ou receber uma proposta muito tentadora, saia. Ao sair, você descobrirá em que tipo de empresa estava trabalhando.
Se ela tratar a sua decisão com respeito e dignidade, ótimo. E se você for tratado com desprezo, melhor ainda. Isto significa que você estava na empresa errada.

ouça o audio
                                                                                                       Max Gehringer

Nenhum comentário: