segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mulher de Matar


Olhou distraidamente para o relógio e deu um pulo na cadeira: Ih, cacilda, quatro e meia
da manhã! Mais um pouco e encontraria a mulher acordada.
enquanto a noite durasse, nada a temer.
Mas não podia se deixar se apanhar na rua quando a claridade do céu começava a anunciar
o novo dia. A partir de então a mulher acordava a qualquer barulhinho. Houve um dia, por
exemplo, em que mal havia tirado a roupa, ouviu a voz dela lá na cama, você vai sair a
esta hora? Não teve remédio senão dizer que sim, tinha de estar bem cedo no
escritório. E tornou a sair, foi mesmo para o escritório, dormir no sofá da sala de
espera o restinho da manhã.
-- Gente, eu tenho de me mandar.
Chamou o garçom, pagou sua conta,

despediu-se dos amigos que, já bêbados, nem deram por sua partida. Meio bebido, ele
próprio, na rua firmou-se sobre as pernas e fez sinal para um táxi que passava.
Alguém mais se adiantou e acenou para o
mesmo táxi. Era uma mulher que também acabava de sair da boate.
Pronto, pensou rápido: se perco este
táxi, lá vai minha última chance de chegar ainda de noite.
Quando o táxi parou, fingiu que não via
a mulher e avançou para abrir a porta. Ela também avançou, tocou-lhe o braço:
-- Por favor, estou com pressa!A voz, aflita, era educada e insinuante.
Então ele reparou que era uma mulher bonita. Ainda assim resistiu: pediu-lhe também de
maneira educada que o desculpasse, mas sua pressa era maior. A menos que seguissem juntos
no táxi, e ele a deixaria no caminho, se é que iam para o mesmo lado. Vacilaram ambos:
-- Se não se incomoda...-- Incômodo nenhum.-- Bem, nesse caso...Estavam nisso quando surgiu um
grandalhão, de terno xadrez e segurou a mulher pelo braço. Ignorou a presença dele e
falou com a voz carregada:
-- Eu agorra te matarr.Notou que o homem tinha à ilharga algo
avolumado sob o paletó, só podia ser revolver. E a manopla já avançando para sacá-lo.
-- Não faça isso! -- gritou, com a mão
espalmada no ar, como um guarda de trânsito: -- O senhor não pode fazer uma coisa dessas!
-- O homem se voltou, como se o visse só
então:
-- Não poderr porr quê? Quem é
senhorr?
Agora era distrair o gringo e tomar o
táxi:
-- Tenho mulher e filhos em casa me
esperando, e o senhor quer me envolver num crime?
-- Sernhor não saberr que esta mulherr
fazerr comigo.
-- Seja o que for, não vá matá-la,
pelo menos na minha vista.
Mesmo que fosse embora, estaria
envolvido: o chofer do táxi seria testemunha. E a mulher não tinha a menor reação, ia
morrer sem um pio. O jeito era ficar:
-- Do you speak English?-- Eu serr alemon.-- Neste caso vai em português mesmo.
Vamos tomar um drinque.
Dispensou o táxi e conduziu ambos pelo
braço de volta à boate.
Era dia claro quando se viu noutro táxi,
em companhia da mulher e do alemão, reconciliados graças à sua intervenção. A idéia era deixá-la primeiro, para evitar que o homem, sozinho com ela, tivesse novo ímpeto homicida.
Quando ela saltou, o alemão quis descer
também, foi um custo contê-lo:
-- Você prometeu, Fritz.Ela se foi, sã e salva, e os dois
seguiram viagem. Ele convidou o alemão para tomar o café da manhã em sua casa -- única maneira de sua mulher acreditar naquela história:
-- Quero que você conheça minha mulher.
Esta sim, é de matar.
Fernando Sabino

Nenhum comentário: